Novo episódio do Podcast Papo Filosófico

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO E O PARÁGRAFO

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos argumentativos, juntamente com o texto de apresentação científica, artigos de opinião e etc...

É uma modalidade de texto em que se defende um ponto de vista, ou seja, persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto.Nele a argumentação é importante, uma vez que apresenta fundamentos para sustentar a tese.

Quando o produzimos, devemos observar certas normas de organização bastante particulares. Em geral, para se obter maior clareza na exposição do ponto de vista, organiza-se em três partes:

·         Introdução: apresenta-se a ideia ou o ponto de vista que será defendido;

·         Desenvolvimento ou argumentação: desenvolve-se o ponto de vista (para convencer o leitor, é preciso usar uma sólida argumentação, citar exemplos, recorrer a opiniões de especialistas, fornecer dados, etc);

·         Conclusão: dá-se um fecho coerente com o desenvolvimento, com os argumentos apresentados. Por suas características, o texto argumentativo requer:
·         Uma linguagem mais sóbria, denotativa.
·         O uso da figura de linguagem deve ser com valor argumentativo.
·         As orações devem se dispor, de preferência, em ordem direta.
·         É preferível o uso da terceira pessoa, caracterizando o texto argumentativo objetivo.
·         O texto argumentativo não apresenta uma progressão temporal;
·         Os conceitos são genéricos, abstratos e, em geral não se prendem a uma situação de tempo e espaço. Por isso os verbos no presente.
·         Trabalha-se com períodos compostos, com o encadeamento de ideias;
·         Nesse tipo de construção, o adequado emprego dos conectores (preposições, conjunções e pronomes relativos) é fundamental para obter um texto claro, coerente, coeso e elegante.

Referência:



O parágrafo: formas para você começar um texto

Um texto é normalmente organizado em unidades menores, chamadas parágrafos.
Um parágrafo pode ser formado por uma ou mais frases, sendo seu tamanho variável. Constam-se estruturar-se em torno de uma ideia-núcleo, que é desenvolvida por ideias secundárias.
Além da ideia-nucelo e das ideias secundárias, a estrutura padrão de um parágrafo apresenta também uma conclusão.
Ao escrever seu primeiro parágrafo, você pode fazê-lo de forma criativa. Ele deve atrair a atenção do leitor. Por isso, evite os lugares-comuns como: atualmente,hoje em dia, desde épocas remotas, o mundo de hoje, a cada dia que passa, no mundo em que vivemos, na atualidade.
Listamos aqui algumas formas de começar um texto.

1. UMA DECLARAÇÃO (TEMA: LIBERAÇÃO DO USO DA MACONHA)

É um grave erro a liberação da maconha. Provocará de imediato violenta elevação do consumo. O Estado perderá o precário controle que ainda exerce sobre as drogas psicotrópicas e nossas instituições de recuperação de viciados não terão estrutura suficiente para atender à demanda.
A declaração é a forma mais comum de começar um texto. Procure fazer uma declaração forte, capaz de surpreender o leitor.

2.DEFINIÇÃO (TEMA: O MITO)

O mito, entre os povos primitivos, é uma forma de se situar no mundo, isto é,de encontrar o seu lugar entre os demais seres da natureza. É um modo ingênuo,fantasioso, anterior a toda reflexão e não-crítico de estabelecer algumas verdades que não só explicam parte dos fenômenos naturais ou mesmo a construção cultural, mas que dão, também, as formas da ação humana.
A definição é uma forma simples e muito usada em parágrafos-chave, sobretudo em textos dissertativos. Pode ocupar só a primeira frase ou todo o primeiro parágrafo.
3. UMA PERGUNTA (TEMA: A SAÚDE NO BRASIL)
Será que é com novos impostos que a saúde melhorará no Brasil? Os contribuintes já estão cansados de tirar dinheiro do bolso para tapar um buraco que parece não ter fim. A cada ano, somos lesados por novos impostos para alimentar um sistema que só parece piorar.
A pergunta não é respondida de imediato. Ela serve para despertar a atenção do leitor para o tema e será respondida ao longo da argumentação.

4. COMPARAÇÃO (TEMA: REFORMA AGRÁRIA)

O tema da reforma agrária está presente há bastante tempo nas discussões sobre os problemas mais graves que afetam o Brasil. Numa comparação entre o movimento pela abolição da escravidão no Brasil, no final do século passado e, atualmente, o movimento pela reforma agrária, podemos perceber algumas semelhanças. Como na época da abolição da escravidão existiam elementos favoráveis e contrários a ela, também hoje há os que são a favor e os que são contra a implantação da reforma agrária.

Para introduzir o tema da reforma agrária, o autor comparou a sociedade de hoje com a do final do século XIX, mostrando a semelhança de comportamento entre elas.

5. ALUSÃO HISTÓRICA (TEMA: GLOBALIZAÇÃO)

Após a queda do muro de Berlim, acabaram-se os antagonismos leste-oeste e o mundo parece ter aberto de vez as portas para a globalização. As fronteiras foram derrubadas e a economia entrou em rota acelerada de competição.
O conhecimento dos principais fatos históricos ajuda a iniciar um texto. O leitor é situado no tempo e pode ter uma melhor dimensão do problema.

6. CITAÇÃO (TEMA: POLÍTICA DEMOGRÁFICA)

"As pessoas chegam ao ponto de uma criança morrer e os pais não chorarem mais, trazerem a criança, jogarem num bolo de mortos, virarem as costas e irem embora". O comentário do fotógrafo Sebastião Salgado, falando sobre o que viu em Ruanda, é um acicate no estado de letargia ética que domina algumas nações do Primeiro Mundo.
A citação inicial facilita a continuidade do texto, pois ela é retomada pela palavra comentário da segunda frase.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
CEREJA, Willian R. MAGALHÃES, Cochar T. Português linguagens volume 3 . 7 ed. Reform. – São Paulo : Saraiva, 2010
Site: