Novo episódio do Podcast Papo Filosófico

domingo, 13 de março de 2011

Como fazer citações




CITAÇÕES

A partir da leitura da documentação existente sobre o assunto estudado, para dar ênfase a
certos aspectos abordados, o estudioso usa citações ou pontos de vista de outros
pesquisadores ao longo do texto ou em notas de rodapé.
"Menção de uma informação extraída de outra fonte."
(ABNT, 2002, p.1).


ASPECTOS
EXEMPLOS

Um autor - citar o sobrenome e o ano.
De acordo com Polke (1972), é função do pesquisador conhecer o que os outros realizaram anteriormente, a fim de evitar duplicações, redescobertas ou acusações de plágio.

Dois a três autores - citar os respectivos sobrenomes separados por ponto e vírgula ‘;’ e data da obra.
“Documento é toda base de conhecimento fixado materialmente e suscetível de ser atualizado para consulta, estudo ou prova.” (CERVO; BERVIAN, 1978, p. 52).

Mais de três autores - citar o sobrenome do primeiro autor seguido pela expressão ‘et al.’
Quanto ao uso de maiúsculas ao longo do texto, segundo Bastos et al. (1979) é recomendável a adoção das normas provenientes da Academia Brasileira de Letras.

Sem autoria conhecida - citar o título e o ano.





Entidade coletiva - citar o nome da instituição e ano. Nas citações subsequentes, usar apenas a sigla.
Conforme análise feita em Conservacionistas... (1980) os ecologistas nacionais estão empenhados no tombamento da referida montanha.

No diagnóstico das neoplasias utilizou-se a classificação histológica internacional de tumores dos animais domésticos, segundo o Bulletin... (1974).

“O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho.” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 1978, p. 46).

Um autor e mais de uma obra - citar o sobrenome e os vários anos de publicação, em ordem cronológica.

Quando o ano também for o mesmo, acrescentar letras minúsculas ao ano, tanto no texto, quanto nas referências.
“A hierarquia de dominância e necessidade dos sexos alelos do loco p(pigmentação) é diferente nos dois sexos.” (HALKKA et al., 1973, 1975a, 1975b).



TIPOS DE CITAÇÕES

Citação Direta:

Transcrição textual de parte da obra do autor consultado. Indicar a data e a página.

Exemplo:

Deve-se indicar sempre, com método e precisão, toda documentação que serve de base para a pesquisa, assim como idéias e sugestões alheias inseridas no trabalho. (CERVO; BERVIAN, 1978, p. 97).

Citação Indireta

Texto baseado na obra do autor consultado, consistindo em transcrição não textual da(s) idéia(s) do autor consultado. Indicar apenas a data, não havendo necessidade de indicação da página.

Exemplo:

Ainda, Marques (1995) a condição juvenil era identificada com os juvenis universitários, filhos das classes médias, mas a maioria da juventude brasileira não era visível e os estudos sobre esta juventude ou tratavam da sua marginalidade ou das suas relações com o trabalho/desemprego.

Citação de Citação

Transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original, ou seja, retirada de fonte citada pelo autor da obra consultada.

Indicar o autor da citação, seguido da data da obra original, a expressão latina “apud”, o nome do autor consultado, a data da obra consultada e a página onde consta a citação.

Exemplo:

• Citações curtas e inseridas no parágrafo:

“O homem é precisamente o que ainda não é. O homem não se define pelo que é, mas pelo que deseja ser”. (GOMENSORO DE SÁNCHEZ, 1963 apud SALVADOR, 1977, p. 160).

Segundo o autor (SILVA, 1983 apud ABREU, 1999, p. 3) diz ser “[...] a educação compreende desde [...]”

• Citações longas e destacadas no recuo de 4 cm.

[...] com realidades como pobreza, menor, escolaridade, menor acesso a oportunidades laborais, maior chance de sofrer exploração no trabalho, desemprego, alcoolismo, dificuldades na família e/ou na escola entre outras tantas problemáticas as quais jovens de classe média. (FERNANDES apud RACOVSCHIK, 2002, p. 2).

SISTEMA DE CHAMADA

As citações devem ser indicadas no texto utilizando os sistemas de chamada Autor-data (ver exemplos do ítem 6.1) ou Numérico. Ao se optar por um sistema de chamada, deve-se adotá-lo até o final, para fins de uniformidade do texto e correlação com as referências em notas de rodapé ou no final do trabalho.

• Exemplo de Sistema Numérico:

Na citação por números, segundo Rey, “[...] facilita-se a leitura, faz-se economia de espaço e de trabalho tipográfico.”11

CITAÇÕES ATÉ 3 LINHAS

Deve ser inserida no parágrafo entre aspas duplas. Caso existir citação no interior de uma citação entre aspas duplas no texto original, substituí-las por aspas simples. Quando iniciadas com letra maiúscula, as citações devem ser precedidas por dois pontos (:).

Exemplo:

Nessa perspectiva, podemos dizer, com que a rebeldia contra a coação externa das normas se constitui numa maneira de interiorizar os valores que impõem as normas “[...] fundamentais da convivência humana, de atributos essenciais da vida em sociedade, tão essenciais que foram desgastados pela própria vida em sociedade, que os rebeldes se insurgem.” (FORACCHI, 1972, p. 2).

CITAÇÕES COM MAIS DE 3 LINHAS

Colocar em parágrafo distinto, a 4cm da margem esquerda, com letra menor (fonte 10) que a utilizada no texto, sem aspas e digitadas em espaço simples.

Exemplo:

Mais de 150 anos depois daquele momento, as diferenças que se separam os jovens de classes médias e altas dos jovens subalternos se fizeram mais profundas convertendo [...] com realidades como pobreza, menor, escolaridade, menor acesso a oportunidades laborais, maior chance de sofrer exploração no trabalho, desemprego, alcoolismo, dificuldades na família e/ou na escola entre outras tantas problemáticas as quais jovens de classe média. (RACOVSCHIK, 2002, p. 2).

OMISSÃO EM CITAÇÃO

As omissões de palavras ou frases nas citações são indicadas pelo uso de elipses [...] entre colchetes.

ACRÉSCIMO EM CITAÇÃO

Acréscimos e/ou comentários, quando necessárias à compreensão de algo dentro da citação, aparecem entre colchetes [ ].

DESTAQUE EM CITAÇÃO

Para se destacar palavras ou frases em uma citação usa-se o grifo ou negrito ou itálico seguido da expressão grifo meu ou grifo do autor entre colchetes, após a idealização da citação.

TRADUÇÃO EM CITAÇÃO

Quando a citação incluir texto traduzido pelo autor do texto, deve-se incluir a expressão ‘tradução nossa’ entre parênteses, logo após a chamada da citação.

TRANSCRIÇÃO DE ENTREVISTAS E DISCUSSÕES

As transcrições das entrevistas e discussões realizadas no corpo de dissertações e/ou teses e de trabalhos de conclusão, devem ser apresentadas em corpo 11, espaço simples, utilizando a margem total da página, ou seja, da margem esquerda à margem direita do corpo do texto. Pode aparecer dentro de uma moldura ou em destaque (ver exemplos 1 e 2).

Diante da primeira presença de uma transcrição de entrevistas, colocar em nota de rodapé a informação de que foi adotado este procedimento para diferenciar de uma citação bibliográfica.

Exemplo 1:

Apresentarei, a seguir, o trecho de uma entrevista de uma criança de 2ª série, que é muito elucidativa para o estudo em questão:

E - Eu quero saber o que tu achas que é aprender.

Ma - O que é que eu acho que é?

E - É. O que é aprender?

Ma - É ... quando a gente fica um pouco, mais pra gente saber ... fazer tudo.

E - É pra gente saber?

Ma - E quando o professor diz que a gente precisa fazer uma coisa, tem que aprender, de qualquer jeito, aprender qualquer coisa.

Exemplo 2:

Apresentarei, a seguir, o trecho de uma entrevista de uma criança de 2ª série, que é muito elucidativa para o estudo em questão:

A: Na escola disseram que não era prá gastar muita linha. Eu sé deixo uma linha e faço como na história [...] V: Ninguém. É que até a mãe pode reclamar porque ela gasta muito dinheiro, comprando muito caderno, e isso e aquilo.

INFORMAÇÃO VERBAL

Quando se tratar de dados obtidos através de informação oral (palestras, debates, comunicações, etc.), indicar entre parênteses a expressão “informação verbal”, mencionando-se os dados disponíveis somente em nota de rodapé.

Exemplo

No texto:

A Biblioteca Setorial de Educação informa que está revisando as orientações para elaboração de trabalhos acadêmicos (informação verbal).1

Em rodapé:

_____________
1 Informe repassado pela bibliotecária responsável aos usuários da biblioteca em dezembro.

CITAÇÃO DE INFORMAÇÕES CONSULTADAS DAS REDES ELETRÔNICAS

A citação de documentos eletrônicos tem a finalidade de comprovar as informações apresentadas no trabalho, sendo necessário citar a fonte do endereço eletrônico, para que qualquer pessoa possa acessar o documento.

No texto:

• Citações curtas e inseridas no parágrafo:

A jornalista Ligabue¹ (2000 apud FREIRE (2005, p. 1) coloca que “O Brasil e a América Latina tornaram-se pioneiros em educação popular no mundo em parte pelas décadas de exclusão a que a população foi submetida.

Em rodapé:

_____________
¹ http://www..reportersocial.com.br/noticias.asp?id=981.

• Citações longas e destacadas no recuo de 4 cm.

No texto:

Uma história inteira construída em cima da exploração social, na avaliação dos especialistas no tema, criou uma desigualdade agravada por um sistema de educação formal falho e excludente. Foi nesse contexto que apareceu o Movimento de Educação de Base (MEB), um programa governamental de alfabetização criado em 1961 pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Se esse foi o marco do início da história da educação popular no país, os anos seguintes seriam ainda mais fundamentais. Foi na década de 1960 que o educador Paulo Freire modificou o caráter apenas alfabetizador da educação popular e passou a trabalhar também com a conscientização. (LIGABUE, 2000 apud FREIRE, 2005, p. 1).¹

Em rodapé:

_____________
¹ http://www..reportersocial.com.br/noticias.asp?id=981.

TRABALHO EM FASE DE ELABORAÇÃO

Quando se tratar de dados obtidos em trabalhos em fase de elaboração, indicar entre parênteses a expressão “em fase de elaboração”, mencionando-se os dados disponíveis somente em nota de rodapé.

ABREVIATURAS DE EXPRESSÕES LATINAS

Utiliza-se expressões latinas abreviadas ou não para as subsequentes citações do mesmo autor e/ou da mesma obra. Devem ser usadas na mesma página ou folha onde aparece a citação a que se referem.

As abreviaturas de expressões latinas devem ser utilizadas apenas em nota de rodapé do texto.

Exemplo:

Únicas expressões latinas usadas no texto, no caso do Sistema Autor-Data:

apud = citado por, conforme, segundo.
et al. ou et alii = e outros

Algumas expressões latinas usadas somente em notas de rodapé, no caso do Sistema Numérico:



EXPRESSÕES
EXEMPLOS

Cf. = confira, confronte.
Cf. BERNARDES, 1998

Et seq. ou sequentia = seguinte ou que se segue
LOCK, 2000, p. 30 et seq.

Ibid. ou Ibidem = mesma obra.
GADOTTI, 1992, p. 210 Ibid., 1995, p. 190

Id. ou Idem = mesmo autor; igual a anterior.
FREIRE, 1990, p. 7 Id., 1995, p. 20

Loc. cit. ou loco citato = no lugar citado
CASTRO; GOMES, 1997, p. 52-57

CASTRO; GOMES, 1997, loc. cit.

Op. cit ou opus citatum ou opere citato = na obra citada.
SANTOS, 1996, p. 42

SILVA, 1990, p. 20-24

SANTOS, op. cit., p. 19

Passim = aqui e ali; em vários trechos ou passagens
MORAES, 1991, passim



No texto a informação da fonte da citação (autor, data e paginação) é repetida tantas vezes quanto for necessária numa mesma folha (página).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

• As citações textuais devem ser destacadas com aspas (até 3 linhas) ou graficamente (mais de 3 linhas).

• Entradas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável e pelo título incluído no texto devem ser em letras maiúsculas e minúsculas.

• Entradas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável e pelo título, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas.


Fonte: http://www.ufrgs.br/faced/setores/biblioteca/citacoes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário