Novo episódio do Podcast Papo Filosófico

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O ETHOS E A IDEOLOGIA DOS USUÁRIOS DO FACEBOOK









O I Encontro Interdisciplinar de Linguagem, Discurso e Enunciação (EILDE) é um evento de natureza acadêmico-científica que reúne pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, que se interessam pelo estudo da língua e da linguagem em suas múltiplas dimensões: texto, discurso, identidade social, letramento, ensino-aprendizagem, aquisição e distúrbio.
Congrega, por isso, estudantes e profissionais das áreas de letras e linguística, assim como de áreas afins: pedagogia, fonoaudiologia, psicologia, comunicação social, antropologia e filosofia, que discutem e apresentam seus dados e objetos de pesquisa.
Em sua primeira versão, o EILDE conta com a presença do Prof. Dr. Alain Rabatel da Universidade de Lyon I (França), cuja conferência de abertura versa sobre o engajamento na análise do discurso, e com a participação, em quatro mesas-redondas, que versam sobre os seguintes temas: dialogismo, pragmática, antropologia linguística, aquisição de linguagem, multimodalidade e subjetividade. Participam das mesas professores doutores, pesquisadores dos programas de pós-graduação de quatro universidades: UFPE, UFRPE, UFPB e UNICAP. Participam, também, do evento professores/pesquisadores e estudantes de pós-graduação que apresentam e discutem seus objetos de pesquisa em nove sessões de comunicação, somando um total de 43 trabalhos. O evento conta, ainda, com a presença de alunos de graduação que apresentam seus dados de pesquisa em sessão de pôster.
Em suma, o evento reúne a comunidade acadêmica interessada em discutir e pensar questões de língua e linguagem no âmbito do texto, do discurso e/ou das questões de aquisição e distúrbio.
Para a realização desse evento, fundamental é a participação dos funcionários dos diferentes setores da Universidade Católica de Pernambuco, assim como do apoio dos seus dirigentes. Destaca-se, ainda, a equipe de monitores formada por alunos da graduação em Letras e do Mestrado em Ciências da
Linguagem.


Comunicação apresentada por José Antonio Ferreira da Silva

O ETHOS E A IDEOLOGIA DOS USUÁRIOS DO FACEBOOK

RESUMO:
Sabendo-se que o discurso é uma forma de materialização da ideologia (ORLANDI, 2010), acreditamos, que os elementos linguísticos são pistas discursivas que textualizam ideologias subjacentes a sua formação. Com esse raciocínio este trabalho tem por objetivo geral relatar como é constituído o ethos pré-discursivo e discursivo de usuários do Facebook a partir do que eles revelam em suas postagens quando discutem, comentam ou simplesmente compartilham algo em seus perfis. Os objetivos específicos são identificar como é o cenário enunciativo, o tom, o caráter e a corporalidade apresentados nas postagens retiradas de seus perfis, uma vez que essas postagens expressam crenças e ideologias que influenciam os interlocutores com fins persuasivos, utilizando para tal identificação, as pistas discursivas deixadas por esses sujeitos. A problemática apontada neste estudo é trazer algumas reflexões acerca do ethos religioso propagado na internet através do Facebook por seus usuários, procurando observar e analisar como os enunciadores desses perfis persuadem, seduzem e atraem seus interlocutores. Fundamentamos este trabalho nos estudos inseridos no âmbito da Análise do Discurso de linha francesa, mediante as teorias sobre o ethos, mídium e cena de enunciação de Maingueneau (2008a; 2008b; 2008c; 2008d; 2010; 2011).

PALAVRAS-CHAVES: Discurso. Ethos. Ideologia. Facebook.



Nenhum comentário:

Postar um comentário