MEC
lança guia de redação para o Enem 2012
As provas do Enem 2012 serão realizadas nos
dias 3 e 4 de novembro
Brasília - O
Ministério da Educação divulgou, nesta segunda-feira (30), o manual com as
novas regras para redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012, que
será realizado nos dias 3 e 4 de novembro. O material terá uma tiragem de 1,7
milhão de cópias e será distribuído em escolas públicas de todo o Brasil.
Também haverá versões em Braille e na forma ampliada, para pessoas com déficit
de visão. Clique AQUI e confira o guia.
Entre as mudanças já anunciadas, estão as competências de avaliação dos textos e os níveis para cada uma delas. São cinco itens que receberão pontuações entre 0 e 200 pontos, totalizando 1000 pontos. Os critérios de correção serão os seguintes: domínio da norma padrão da língua escrita; compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaboração de proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Entre as mudanças já anunciadas, estão as competências de avaliação dos textos e os níveis para cada uma delas. São cinco itens que receberão pontuações entre 0 e 200 pontos, totalizando 1000 pontos. Os critérios de correção serão os seguintes: domínio da norma padrão da língua escrita; compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaboração de proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
O guia para o
participante traz exemplos de textos para cada competência, explicação da
metodologia de correção com detalhes sobre o que se espera em cada item, além
de exemplos de redações estudantes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais
que obtiveram nota 1000 em 2011.
Leia já também:
De acordo com o
presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep),
Luiz Cláudio Costa, o objetivo do Guia é "tornar o mais transparente
possível a metodologia de correção da redação, além de explicar o que se espera
do participante em cada uma das competências avaliadas”.
Correção
As redações serão corrigidas por dois avaliadores independentes. Se não houver diferença maior que 200 pontos na soma total das notas ou de 80 pontos em uma das cinco competências, a nota do aluno será definida por média aritmética. Se houver discrepância, um terceiro avaliador será requisitado. Se a diferença persistir, o texto passará por uma outra banca, formada por três membros. Antes, a diferença de notas era de 300 pontos.
“Mudamos substancialmente o sistema de avaliação da redação para que haja maior objetividade e segurança aos estudantes. É uma avaliação com muito mais rigor para que tenhamos uma avaliação justa”, informou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que também adiantou que o número de avaliadores será 40% maior em relação à edição 2011, chegando a 4200 corretores.
As redações serão corrigidas por dois avaliadores independentes. Se não houver diferença maior que 200 pontos na soma total das notas ou de 80 pontos em uma das cinco competências, a nota do aluno será definida por média aritmética. Se houver discrepância, um terceiro avaliador será requisitado. Se a diferença persistir, o texto passará por uma outra banca, formada por três membros. Antes, a diferença de notas era de 300 pontos.
“Mudamos substancialmente o sistema de avaliação da redação para que haja maior objetividade e segurança aos estudantes. É uma avaliação com muito mais rigor para que tenhamos uma avaliação justa”, informou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que também adiantou que o número de avaliadores será 40% maior em relação à edição 2011, chegando a 4200 corretores.
Os avaliadores
poderão atribuir a nota zero caso o aluno fuja do tema ou da estrutura
dissertativo-argumentativa, escreva até sete linhas, inclua desenhos e outros
elementos não condizente com uma redação, desrespeite os direitos humanos ou
entregue a folha de redação em branco
Nenhum comentário:
Postar um comentário