![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTX_nVFQGiXRWR_-m1tJHVXdZkTrEHyYiKyBi1a1S5DUPRM00bhFHwQjH-3gAQAJhS508LPSTmT3XUrjL7AVPwOONktPEl6BaJGnnaC6HurfvQBPMt_n9oTXFZJChYzqrFITEJqR8A1Nz2/s200/vii_Jornada_Pedagogica.jpg)
MINICURSO: O TEXTO DISSERTATIVO:
CONCEITOS, ARTICULAÇÕES E TEXTUALIDADE
José Antonio Ferreira da Silva
RESUMO
Este minicurso tem como objetivo construir um breve panorama sobre o tipo textual dito dissertativo. Para tanto, de forma sucinta e objetiva, apresentaremos considerações inicias sobre os conceitos de língua e texto, algumas noções sobre produção e tipologia textuais. Em seguida, analisaremos a estrutura do texto dissertativo e, por fim, trataremos dos critérios de textualidade, aprofundando-nos na coesão e coerência.
BIBLIOGRAFIA:
ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. 5. ed. São Paulo: Parábola, 2009.
______. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009.
COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 17 ed. São Paulo: Ática, 2007.
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 26. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
KOCH, Ingedore Villaça. Desvendando os segredos do texto. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
______ O texto e a construção dos sentidos. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
______Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
______Ler e escrever: os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
MARCUSCHI, Luiz Antonio, Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Párabola Editorial, 2008.
OLIVEIRA, Coisas que todo professor de português precisa saber. São Paulo: Parábola, 2010.
XAVIER, Antonio Carlos. Como se faz um texto. 3. ed. Recife: Respel, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário